São Paulo Indy 300: tudo sobre as corridas da Fórmula Indy no Brasil

A competição IndyCar Series, ou “Fórmula Indy”, como conhecemos no Brasil, veio ao país pela primeira vez em 2010.

Na ocasião, várias cidades brasileiras foram procuradas para receber a prova, como Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Por fim, o local escolhido foi a capital paulista, onde a primeira e as demais edições ocorreram.

SP Indy 300

São Paulo Indy 300

Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé” foi o nome oficial escolhido para a competição na cidade de São Paulo.

Para as provas, o Autódromo de Interlagos foi deixado de lado e as ruas de São Paulo se tornaram as pistas de corrida.

O trajeto, pensado especialmente para a prova (temporário), foi feito na Zona Norte da cidade, próximo ao Sambódromo.

Com o nome de “Circuito do Anhembi”, ele passava próximo ao Anhembi Parque e abrangia grandes avenidas da cidade, como a Olavo Fontoura e a Marginal Tietê, e passava pela avenida do Sambódromo.

A Marginal Tietê formava a maior reta da competição em todo o mundo, com 1.500 metros.

O trajeto completo tinha 4.081 metros, com 11 curvas, e as provas tinham cerca de 50 a 75 voltas, o que foi sendo adaptado em cada edição por causa das condições do tempo.

 Rubens Barrichello

Edições

2010                                                                                                               

Na primeira edição, a organização foi por conta da Indy Racing League (IRL), o grupo Bandeirantes de Comunicação e a prefeitura da cidade de São Paulo.

A competição aconteceu no dia 14 de março e teve 24 carros inscritos.

Por ser a primeira edição no país, a pista precisou passar por alguns acertos após o primeiro treino, já que muitos carros acabaram rodando na pista do Sambódromo.

Por isso, o asfalto do local foi lixado para melhorar a aderência dos carros ao chão.

Depois do sucesso da prova, a Rede Bandeirantes fez contrato de garantia de exclusividade na organização e transmissão da prova até 2019.

2011

Com a mesma equipe de organização, a segunda edição da prova em São Paulo atraiu cerca de 40 mil pessoas ao Sambódromo e aconteceu em 1º de maio.

Dessa vez, 26 carros se inscreveram e a prova teve 55 voltas.

Por causa da forte chuva, a corrida foi finalizada no dia seguinte.

2012

A prova ocorreu em 29 de abril e também no “Circuito do Anhembi”.

Dessa vez, 22 pilotos se inscreveram para a corrida.

Nesse ano, o destaque que levou muitas pessoas à competição foi a estreia de Rubens Barrichello (da Fórmula 1) nessa categoria, correndo pela Hyundai.

2013

Na quarta e última edição brasileira da competição, o público também foi grande graças ao número de pilotos brasileiros que participaram.

No ano seguinte, a competição não veio ao Brasil e, em 2015, a prova que aconteceria em Brasília foi cancelada.

 

Vencedores

Podium 2011

Will Power, da Austrália, foi o vencedor das três primeiras edições da prova no país.

Ele fazia parte da equipe Team Penske nas três corridas e competia pela Honda.

No ano de 2013, o grande vencedor foi o canadense James Hinchcliffe, da equipe Andretti Autosport, que também correu pela Honda.

Nessa última edição, Will Power não terminou a prova por conta de problemas no carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *